The Social Network

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

 Boa tarde,

 Depois de quase 01 ano do lançamento do "The Social Network", eu felizmente assisti.
 Gostaria de ter assistido no cinema, só que não deu. Mas o que importa é assistir, não é!?

 Vou ser sincero, todos nós sabemos que o filme tem como foco principal a criação de uma ferramenta online e interativa, devido a isso a linguagem utilizada pode ser um pouco confusa para pessoas que não tem muita ligação com a web e principalmente com a programação.
 Eu não sou um expert em programação, mas um pouco de noção eu tenho e mesmo assim teve momentos que não compreendi, principalmente a parte matemática que aparece no filme (risos).

 Por isso, acredito que muitas pessoas não devem ter gostado muito do filme, mas devemos focar na ideia e planejamento do Mark Zuckerberg e não no modo que foi criado.
 Apesar que todo falatório sobre o filme tenha sido o sucesso que alcançou, os processos judiciais, todo dinheiro ganho, e a infidelidade com os amigos.

 Mas o que me chamou muito a atenção e quero que observem é o planejamento.
 O filme mostra claramente para se ter sucesso em um projeto é necessário ter um bom planejamento, porque ter boas idéias não é difícil, o difícil é executa-las de forma correta.
 Muitas pessoas dizem que planejamento é a forma do sucesso, outras não acreditam nesta teoria e preferem confiar na sorte.
 Mas o filme deixa claro, que o Facebook só virou sucesso porque teve um planejamento. Pode ser que o Mark não colocado no papel, mas tudo estava planejado em sua mente.


 Exemplo disso é quando ele diz que havia feito uma pesquisa e o site concorrente não estava presente em um número X de cidades, com isso ele lançaria o Facebook nessas cidades antes da concorrência.


 Por isso devemos prestar atenção nesses pequenos detalhes, que podem parecer besteira, mas não são.
 Se você tem uma ideia, realize uma pesquisa de mercado, busque conhecer seus concorrentes, o que eles já fizeram, estão fazendo e pretendem fazer. Isso ajuda a você a não cometer os mesmo erros que eles cometeram e que você saia na frente deles. 
 Saber quem é seu público-alvo, o que eles gostam, buscam, o que não gostam e quais suas necessidades, ouvir seus futuros clientes é super importante.
 Com essa primeira etapa concluída, você já poderá colocar a sua ideia no mercado!

Fonte: imagens retiradas do Google Imagens.


Abraços e beijos,
Ivan Ponzoni

1 comentários:

  1. mariana dino disse...:

    FIZ UM TUTORIAL MUDINHO E RAPIDINHO KKKKK
    NÃO SEI SE FICOU BOM, ME DÁ SUA OPINIÃO, PQ NUM SEI MESMO VIU, TIPO.. EU SEMPRE VEJO ASSIM E APRENDO NA BOA, AI RESOLVI FAZER UM TESTE :)
    DÁ UMA OLHADA EM COMO FICOU \O